sexta-feira, 15 de abril de 2011

Páscoa... Coelho?

Alguma vez tiveram curiosidade de saber onde veio essa cena do coelho e da Páscoa?? Pois eu tive, e fui pesquisar, pois parece algo muito estúpido um coelho andar pelos jardins e libertar ovinhos enquanto se festeja a morte e a ressureiçãor de Jesus Cristo.
Bem eu fui pesquisar e vejam bem, o coelho já é um simbolo muito mais antigo que Cristo, pois é, também fiquei admirado. No Antigo Egipto o coelho era o simbolo do renascimento e de uma nova vida, na Ásia o coelho era o simbolo Lunar, também ligado a esta época Pascal, já os Cristãos e Judeus ligavam o coelho á ressurreição devido a sua enorme capacidade de reprodução.
Mas a lenda do coelho e os ovos começa com uma familia Alemã, entre o século XVII e XVIII, quando uma camponesa sem grandes fundos, tenta alegrar os seus filhos na época pascal, escondendo ovos de galinha cozidos, uma grande iguaria na altura, no jardim, sendo que estes estavam pintados pela mãe. Ao encontrarem os ovos, por um acaso passou um coelho a correr na zona onde estavam os ovos, e foi assim que nasceu a lenda, o coelho tinha deixado aqueles belos ovos de presente para as crianças poderem comerem.

É tão engraçado como grandes tradições nascem de pequenos acasos.
Boa Páscoa e muitos Ovinhos de Chocolate!!

Sem comentários:

Enviar um comentário