domingo, 28 de novembro de 2010

Celebridade do Mês: Coco Chanel

  Gabrielle Bonheur Chanel, nasceu no dia 19 de Agosto de 1883 na provincia de Samur, em França. Filha de Albert Chanel e Jeanne Devolle, ele um vendedor de feira e ela uma lavadeira da vila, Gabrielle era a segunda filha, segunda entre cinco irmãos,duas irmãs e três irmãos. Mas foi devido a morte percoce da mãe, com tuberculose, doença que na altura era mortifera e temida pro todo o mundo, que o seu pai, Albert, foi obrigadoa por as filhas num colégio interno, na altura colégios de freiras onde eram separados por sexo.
  E foi aí que Gabrielle e a irmã Antoniette, depois de seis anos no colégio e seis anos de espera por uma única visita do pai, que nunca as visitou, que elas tomaram a iniciativa e sairam do colégio e foram em rumo a Moulins, onde Gabrielle se tornou uma cantora de cabaret, e foi aí que foi apelidada de "Madmoiselle Coco", devido a uma música que cantava e fazia muitos homens visistar o cabaret, "Le chien Coco". Mas foi nesse ambiente que Coco conheceu o Monsieur Étienne Balsan, um homem rico e poderoso, dono de feitorias de tecidos, foi com ele que Chanel começou a viver depois de ter sido despedida do cabaret devido á sua espontaneadade e enorme facilidade em arranjar complicações com o patrão.
  Com Monsieur Balsan, ela tornou-se como se fosse apenas uma governanta, escondendo-as da socidedade, mas foi com ele que Coco começou a elaborar um hobbie que já tinha desde o tempo do colégio, criar chapéus, e assim que as damas francesas que iam as festas na casa de Balsasn viam os seus trabalhos começaram a pedir os seus serviços.
  Mas foi numa tarde de verão que Coco fez história na moda, quando Balsan a obrigou a ficar trancada no quarto enquanto este ia fazer um piquenique com os amigos, Chanel esgueirou-se do quarto e disse "Se não posso ir como mulher, vou como homem", e assim fez, foi as gavetas da roupa de Balsan e em poucos minutos criou as primeiras calças femininas da história, e assim foi ela, de calças, camisa, casaco de equitação, montada num cavalo branco e apareceu diante de Balsan e os amigos, todas as mulheres acharam aquilo fabuloso, já os homems acharam uma falta de respeito uma mulher vestir calças.
  Depois de abrir os seus olhos, Coco Chanel deixou Balsan de vez e foi viver para um apartamento em Paris e foi aí que com o seu marido Captain Arthur Edward Capel, um capitão inglês muito belo que tinha a alcunha de "Boy", que ela abriu com a ajuda do mesmo a sua primeira loja, no incio com uma clientela muito especifica e moderada, mas foi depois de nove anos de casada que Arthur morre drásticamente num acidente de automovel, sendo a sua ultima palavra dada a Coco Chanel "Espera por mim sempre. Amo-te", como se fosse um presságio, este morreu. Logo depois da sua morte Chanel só tinha uma maneira de libertar a dor, criar e criar, e foi aí que o nome Chanel tornou-se uma marca de alta costura, ela criou a transição da moda do século XIX para o século XX, ela criou os primeiros jerseys, calças, o requinte, a saia curta pelo joelho, entre muitas outras coisas.
  Chanel faleceu no dia 10 de Janeiro de 1971, com 87, em Paris, deixando o legado a Karl Langerfeld, actual Director Criativo da Chanel. Assim uma mulher galardoada por centenas de vezes, por mudar a história do vestuário feminino, por mudar mentalidades e defender as mulheres de serem usadas pelos homens, era assim que ela descrevia a sua roupa, "Que nos faça sentir poderosas, imponentes, seguras e confiantes, mas também sensuais e belas, pois somos mulheres".

Sem comentários:

Enviar um comentário