sábado, 27 de novembro de 2010

Desenhar Anime...


   Vou falar hoje de um tipo de sub-arte, inserida na 8º Arte, a banda-desenhada, o Anime. Primeiro posso dizer que nasceu no Japão no inicio do século XX, o primeiro trabalho chama-se "The World of Power and Women", nua tentativa de competir com o desenvolvimento da América e da Europa na indústria da animção, sendo que esta animação é considerada pelos Japoneses uma reliquia tal como para nós Ocidentais consideramos as primeiras animções de Mickey Mouse, ainda apenas a preto e branco, um verdadeiro marco no mundo da animação.
  Mas como tempo o Anime foi evoluindo e se desenvolvendo até aos dias de hoje, no qual pode aparecer em formato Mangá (banda-desenhada) ou Anime (animação), podemos desenhar esta animação em papel ou directamente para o computador e marca a sua diferença com os seus olhos enormes, cabeças desporpocionais, cabelos fora do comum, o uso de cores dos mais variados tons e sem dúvida as temáticas fantasiosas que faziam muitos jovens no inicio do século XX, altura ainda em guerra, esquecerem por momentos as confusões onde estavam a viver, também utilizado para enviar mensagens aos militares, inicialmente também foram as primeiras revistas prono no Japão, nesse mesmo formato.
  Na cultura contemporânea podemos encontrar o estilo em várias animações que passam habitualmente nas nossas televisões, tal como o Dragon Ball, Sailor Moon, Sakura, Pokémon, Naruto, entre muitos outros que tem vindo a aparecer.
  Deixo aqui o icentivo para experimentar este tipo de arte, apreciar e também para verem este video que aqui vou deixar com a elaboração da mesma arte :)
  Existem imensos pelo Youtube fora...

Sem comentários:

Enviar um comentário